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Avaliação Psicológica de Crianças e Jovens
Trata-se de um serviço de apoio especializado a crianças e jovens, realizando uma observação integrada da criança e sua família. Faz-se uma avaliação rigorosa do desenvolvimento psicológico e das necessidades da criança/jovem, orientando a intervenção e o acompanhamento de acordo com as especificidades avaliadas.

ÁREAS DE INTERVENÇÃO

-Perturbações do comportamento
-Perturbações emocionais
-Perturbações do desenvolvimento
-Perturbações relacionadas com as competências escolares
-Problemas de adaptação escolar
-Dificuldades de aprendizagem
-Dificuldades relacionadas com situações familiares (divórcio, luto, etc.)
-Comportamentos Aditivos e dependências (Substâncias, Jogo, internet, outros)

AVALIAÇÃO CIF – CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE

A funcionalidade e incapacidade de uma pessoa são concebidas como uma interação dinâmica entre os estados de saúde (doenças, perturbações, lesões, etc.) e os factores contextuais (factores ambientais e pessoais). A incapacidade não é um atributo da pessoa, mas sim um conjunto complexo de condições que resulta da interacção pessoa-meio.

Em Contexto escolar:

Para cada domínio de necessidades educativas é, em primeiro lugar, definida a problemática ao nível das funções do corpo e da actividade e participação, tendo por referência a CIF. Identifica-se, seguidamente, em função da idade e dos níveis de educação e ensino, as medidas especiais de educação – recursos humanos e condições ou características dos contextos educativos – que poderão constituir possíveis respostas às necessidades que as crianças ou jovens possam apresentar.

A CIF define a funcionalidade e a incapacidade como conceitos multidimensionais e interactivos que relacionam:

A. As Funções e Estruturas do Corpo da pessoa;

B. As actividades e as tarefas que a pessoa faz e as diferentes áreas da vida nas quais participam (Actividades e Participação);

C. Os factores do meio-ambiente que influenciam essas experiências (Factores Ambientais).

Elaboração de Relatório Clínico: Onde consta o resultado da avaliação psicológica efetuada, bem como a Classificação Internacional de funcionalidade seguido de recomendações e, eventualmente, articulação com Estabelecimento de Ensino.

Morada
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