Loading...
Perguntas frequentes / Mitos

Perguntas frequentes / Mitos

Uma pessoa pode ser hipnotizada sem a sua permissão?

FALSO

Para que o fenómeno hipnótico aconteça é precisa a concordância da pessoa que vai ser hipnotizada. É relevante salientar que o individuo quando está em transe não perde a consciência, nem o livre arbítrio. O que acontece, na hipnose, é que o foco de atenção é desviado do exterior (do ambiente) para o interior (para as emoções, pensamentos, sentimentos) onde, mentalmente, se consegue ver, sentir e analisar, sob outros ângulos ou perspetivas, facilitando a criação/utilização de alternativas comportamentais.

Durante a Hipnose a pessoa perde a lucidez /consciência?

FALSO

O transe hipnótico é um estado profundo de relaxamento onde o paciente mantém um estado de lucidez e recetividade às sugestões feitas pelo terapeuta. No estado de transe, existe um aumento da concentração da pessoa, que pode ser direcionada para o trabalho psicoterapêutico ou psicofisiológico, permitindo reduzir ou cessar os fatores desencadeantes da sintomatologia negativa e atingir um estado de bem-estar.

Todas as pessoas são suscetíveis à Hipnose?

FALSO

Algumas pessoas, por problemas psíquicos não são hipnotizáveis (exº doença de Alzheimer, algumas Psicopatias, Doença Afetiva bipolar na fase maníaca). Não obstante, a escala de validação de suscetibilidade hipnótica, revela que 90% da população portuguesa é passível de ser hipnotizada.

A pessoa que entra em transe pode não despertar?

FALSO

O sono hipnótico (transe) pode evoluir para sono biológico devido ao estado de relaxamento profundo. No entanto, como quem dorme uma sesta, a pessoa desperta desse sono e volta ao estado entre a vigília e o sono que é o que se pretende.

A hipnose é igual ao sono?

FALSO

Embora possam existir algumas semelhanças, o transe é um estado anterior ao sono apesar de algumas semelhanças como baixo tónus muscular e respiração compassada e pouco percetível. Mentalmente, a pessoa em estado de transe profundo, é capaz de estar concentrada, consciente e alerta.

As pessoas em transe revelam os seus segredos sem querer?

FALSO

A pessoa em transe nunca revela o que não quer. Durante o transe, a pessoa só fala ou partilha as suas vivencias/recordações internas se quiser. A hipnose não está associada à amnésia (perda total ou parcial da memória), ao contrário, está associada a hipermnésia (capacidade de, sob hipnose, recordar mais coisas e factos do que em condições normais).

Existem perigos com o uso da Hipnose?

VERDADEIRO

Como em qualquer terapêutica ou terapia, a hipnose também tem algumas limitações. É uma técnica que não deve ser aplicada com indivíduos com traços de personalidade psicóticos, esquizofrenia, entre outros. Por esse motivo existe sempre uma avaliação prévia do paciente e da sintomatologia apresentada. A hipnose é uma técnica muito eficaz quando utilizada por profissionais credenciados e com conhecimentos na área da psicologia e da saúde mental.


Morada
Largo 5 de Outubro, nº 18, 3º Dto
2400-120 Leiria
Contactos
psicologamariarocha@gmail.com
935 335 813
Siga-nos