Terapia de Casal
A Terapia de Casal é uma intervenção que visa a compreensão dos problemas através da facilitação da comunicação e da interação positiva entre as partes.
A comunicação ineficaz é o tema que mais surge no namoro, no casamento e na união de facto. Quando os parceiros não conseguem partilhar o que pensam, o que sentem, as suas opiniões, valores, necessidades, frustrações, ou mesmo as suas alegrias, sucessos, aspirações, sonhos e desejos, então o resultado pode ser o fracasso do relacionamento amoroso.
No entanto, outras emoções podem estar na origem de mal-estar e conflitos nas reações conjugais. Por exemplo a insegurança, a falta de autoestima podem levar a inseguranças e ao despoletar de crises de ciúmes e possessividade de uma das partes com consequências muito penosas para a relação. Noutras ocasiões pode verificar-se excessiva dependência de um dos membros levando ao sentimento de asfixia emocional do outro. É importante que quando qualquer destas situações acontece, os indivíduos reconheçam os sinais e peçam apoio.
Na Terapia de Casal temos a oportunidade de rever a vida a dois, muitas vezes desgastada pelo acúmulo de pequenos desencontros do dia-a-dia. É um espaço apropriado para facilitar o diálogo e a consequente resolução de conflitos, repensando, modificando e fortalecendo a relação conjugal.
Não precisamos só saber falar, mas também saber ouvir o que o outro está a dizer e entender o verdadeiro conteúdo que está a ser comunicado. Numa Terapia de Casal, isso é detetado e treinado, para que os cônjuges possam transformar verdadeiramente a sua relação em algo mais equilibrado e transparente.
Porém, há situações onde o desgaste já é tão grande, onde o amor já não existe, que o melhor mesmo é a separação. Essa também é uma das funções desta terapia, proporcionar ao casal um clima de maior harmonia e diálogo, para que a separação se realize de forma madura e responsável, e, caso haja filhos, que estes sejam minimamente afetados.
Nestes casos, poderá ser indicada a Mediação Familiar